O Jogo

O Virtual Team é um jogo de estratégia baseado em turnos no qual o jogador assume o papel de um gerente de projetos de software. Nele o gerente pode montar sua própria equipe para desenvolver o plano de projeto que lhe é dado no início da partida. Seu objetivo é executá-lo adequadamente, conforme as exigências de cada estágio, enquanto acompanha o desempenho dos profissionais selecionados.

Uma das inovações do Virtual Team está  justamente nos personagens que compõem a equipe de desenvolvimento.  Suas características individuais, habilidades técnicas e comportamentais influenciam a interação entre eles, bem como seu desempenho no projeto. É papel do gerente alocar tarefas para cada um deles nas várias fases previstas no projeto, observando o impacto destas escolhas.

A equipe do projeto simulado é composta de personagens que realizam papéis típicos de projetos de software, como engenheiros de software, arquiteto, engenheiros de teste, e outros, conforme pode ser encontrado no RUP®. Outros personagens que representam outros tipos de stakeholders que afetam o projetos estão também presentes, tais como
clientes e sponsors. Estes personagens são implementados como atores sintéticos (agentes inteligentes que simulam comportamento humano) com características de personalidade real. Este é um dos pricipais aspectos do jogo, já que é a simulação da interação entre gerente e personagens e dos personagens entre si que traz as características mais inovadoras deste jogo.

Os conflitos entre personagem e requisitos técnicos exigidos por suas tarefas levarão o gerente a lidar com situações próximas daquelas vivenciadas em um projeto real. Temos recriado no Virtual Team o reflexo das dificuldades técnicas e estado emocional dos personagens com relação a cumprimento de prazos, nível de erros gerados entre outras problemáticas de um projeto de software.

O gerente deverá estar atento também ao surgimento de conflitos entre os integrantes da equipe, identificando em que momento e qual a forma mais adequada de intervir. Entre suas ações, o gerente poderá proporcionar treinamento, estabelecer horas extras de trabalho, fornecer feedbacks quanto ao desempenho e comportamento dos personagens, e promover diversos tipos de reuniões como acompanhamento, integração, e resolução de conflitos.

Atuando durante todo o projeto temos também a figura do Cliente que demonstra periodicamente seu nível de satisfação com o desempenho do gerente e sua equipe. O Cliente observará fatores como nível de erros e atraso podendo em função deles desistir do projeto a qualquer momento.

Temos então no Virtual Team uma recriação do ambiente de gerência de projeto de software onde o gerente poderá aprender, exercitar suas habilidades e testar alternativas. Um jogo que une as boas práticas de gerência de projeto aos complexos conflitos de projetos reais, particularmente na gestão de pessoas.

O projeto simulado no jogo é o de desenvolvimento de um software genérico que ocorre em fases. O escopo do projeto simulado é representado por um conjunto de funcionalidades que precisam ser implementadas por uma equipe,  em um prazo e custo determinados. O jogo proporciona diversos indicadores nestas dimensões e particularmente em gestão de pessoas. O desempenho do jogador é mensurado ao longo do jogo por um escore composto a partir de
média ponderada de diversos outros indicadores destas dimensões mencionadas.