O VTEAM tem por objetivo o desenvolvimento de um jogo sério voltado para a capacitação de gerentes de projeto de Software, com ênfase na gestão de pessoas. Tal jogo simula um ambiente de desenvolvimento de software onde os membros da equipe são representados por atores sintéticos que possuem personalidades diferenciadas e, assim, podem simular várias situações de conflito. Entenda como ator sintético um tipo de agente inteligente com capacidades estendidas como personalidade, emoções, motivação e atitudes.
A utilização de atores sintéticos para modelar os componentes da equipe e suas interações proporciona um maior realismo dos cenários simulados. Esse caminho permitirá ao jogador/gerente uma experimentação muito mais rica dos processos organizacionais, metodológicos, culturais e pessoais inerentes a uma equipe de trabalho (neste caso particular, equipes de desenvolvimento de software). É esta justamente a idéia inovadora deste projeto – a integração do conhecimento sobre pessoas e organizações com a tecnologia de atores sintéticos proporcionando o desenvolvimento de jogos capazes prover uma melhor experimentação de ambientes de gestão de pessoas.
O projeto está sendo executado pelo Centro de Informática daUniversidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE), com financiamento da FINEP e apoio de parceiros com larga experiência tanto em Jogos quanto em Aprendizagem Organizacional, como a Jynx Playware, a Qualiti e a Caórdica.
Vale ressaltar que o projeto parte de bases sólidas, pois os parceiros atuais já validaram os principais conceitos e técnicas de tal jogo em um projeto prévio preliminar (projeto smartsim). O protótipo desenvolvido neste primeiro projeto ganhou o prêmio de melhor jogo independente no SBGAMES 2006. O objetivo agora é migrar de um protótipo limitado para um produto com real condições de comercialização.