Nós acreditamos que sim!
A natureza do software é bem difícil de mensurar, tanto em termos de complexidade como tamanho. Existem dezenas de pesquisas que tentam estabelecer uma medida padrão e nenhuma delas é completamente efetiva, funcional e operacional. Desenvolver software exige habilidades técnicas, lógicas, criatividade e inovação.
Realmente não sei por que alguns ainda acham que não?! Talvez por que não tenham realmente desenvolvido software! Está certo que há um conjunto de software já bem resolvido, como editores de textos, folhas de pagamento, e alguns outros softwares de automação, mas ainda há um leque imenso de novos tipos de software a serem produzidos, e nesse sentido, a sinergia da equipe de software assume um papel fundamental!
Infelizmente, alguns acreditam que a pressão do gerente é suficiente para produzir bons resultados, outros acham que a adoção de processos de qualidade de software é o suficiente. Até que em alguns casos bons resultados poderão ser repetidos usando esses caminhos, mas casos de excelentes resultados serão, sem dúvida, mais raros, e são esses casos que nos interessa! Achamos que isso vai depender de como a equipe de desenvolvimento se sente responsável, satisfeita e comprometida com o projeto, a organização, e o gerente.
Decidimos optar pela direção que uma equipe bem gerenciada é capaz de gerar os mesmos resultados e com mais inovação e criatividade, sem precisar de tanta pressão ou um conjunto de passo a passa que diz exatamente o que tem que ser feito, sem o desenvolvedor precisar gastar nenhum neurônio para isso.
Processo é bom, mas não basta e tem que ser na medida certa! Gerente focado em resultados é bom, mas também não basta, precisa pensar no emocional da equipe também! E foi pensando nesse cenário que decidimos desenvolver o jogo VTEAM, apoiado por psicólogos organizacionais e pesquisadores da área de jogos e gerência de projetos de softwares, o VTEAM foca no treinamento de habilidades associados com a gestão de pessoas. O jogo inclui conceitos como motivação individual, satisfação em relação ao trabalho, ao gerente, ao membro da equipe, e tenta reproduzir situações típicas de problemas relacionados as pessoas que interferem no resultado final do projeto em termos de qualidade, prazo e custo.