Saber ouvir

Quando pensávamos que a interface e a usabilidade do jogo VTEAM estava toda resolvida veio aquele pentelho externo e disse “para que serve esse botão mesmo, não entendi?!”, para agente parecia tão óbvia a funcionalidade…He He He!

Estávamos enganados, aquele pentelho tinha toda a razão! Depois de ouvir a opinião de outras pessoas externas novamente sobre a interface e navegação do jogo, surgiram um enxurrada de melhorias. Para nossa surpresa muita gente não entendeu muita coisa na interface do jogo!

Tínhamos feito no início do projeto uma série de testes externos com o protótipo do jogo visando melhorar a usabilidade e legibilidade, mas sem dúvida eles não foram suficientes ou não foram conduzidos e feitos da melhor forma possível, e muitas definições que pareciam claras para nós (que estávamos todos os dias vendo a evolução do jogo), não eram nada claras para outras pessoas.

Moral da história: aprendemos que é preciso estabelecer procedimentos formais e contínuos para verificar a usabilidade e legibilidade do jogo em termos de interface e navegação, e esses testes devem ser feitos em momentos específicos e com periodicidade razoável até a usabilidade e navegação se tornar mais estável as melhorias requisitadas.

Opiniões externas e de especialistas são fundamentais para a melhoria da usabilidade do jogo, principalmente, quando este é projetado para ensinar!

3 Responses to “Saber ouvir”

  1. Marconi Madruga says:

    A didática não depende somente da usabilidade, mas certamente é bastante influenciada por ela. Quando se trata de jogos, aí é que temos que prestar atenção mesmo nisso.

  2. Raphael says:

    É importante citar também, que a interface do VTeam partiu de formatos bastante comuns no dia a dia da maioria dos usuários. Em outras palavras, alguns padrões de interface “Windows-like” serviram como ponto de partida e servem de referência até hoje.
    Moral da história: às vezes pode ser inviável realizar testes que contemplem a maior parte dos usuários de um software. Assim, alguns padrões “consagrados” podem ser utilizados parcialmente ou por completo.

  3. Leonardo says:

    De fato as opiniões externas são muito importantes, e durante o desenvolvimento do projeto isso foi algo que fez toda a diferença para a evolução da interface final do jogo.